Qual o prazo máximo que consigo contratar um crédito habitação?

Por forma a mitigar riscos com a concessão de crédito habitação, o Banco de Portugal, vem agora reforçar o que já havia transmitido em 2018, sendo que estas novas regras, que entraram em vigor já em 2022, vêm limitar o prazo máximo a quem tenha mais de 30 anos.

O Banco de Portugal, entende que a maturidade média dos novos créditos habitação, devem convergir para um prazo médio de 30 anos.

Desta forma, foram colocadas regras no que toca ao prazo máximo dos empréstimos em função da idade dos mutuantes.

Um jovem até aos 30 anos, pode contratar o seu crédito habitação, com um prazo máximo de 40 anos, sendo que quem tenha entre 30 a 35 anos, o prazo máximo desce para os 37 anos de empréstimo, e para quem tem mais de 35 anos, o prazo máximo passa a ser de 35 anos, sendo que o limite máximo de idade fixa-se nos 75 anos de idade.

Ao diminuir o prazo do empréstimo, para os clientes com mais de 30 anos, o esforço que estes clientes têm que realizar será superior, pois as prestações vão tender a aumentar, por terem menos anos de amortização. Neste aspeto existem duas soluções, reduzir o montante de empréstimo por via de maior entrada de capital próprio na compra do imóvel, ou escolhendo um imóvel de valor mais baixo e assim não sentir o impacto da diminuição do prazo de empréstimo.

Quer saber como fica no seu caso em específico?

Utilize o nosso simulador e fique sem dúvidas.  

Consulta Gratuita

Precisa de ajuda gratuita relativamente ao seu crédito habitação? Preencha os seus dados em baixo e aguarde a nossa chamada.

Simplesmente a melhor escolha

Sapiens Mediação Imobiliária Lda, NIPC: 515917699 Rua Pedro José De Ornelas Nº 36A, 1F, 9050-069 Funchal