Será a Taxa Fixa, a melhor opção neste momento?

Com a elevada inflação verificada, e com a subida das taxas de juros associadas ao crédito habitação, as famílias e os consumidores, veem-se numa situação de grande incerteza e dificuldades.

Por isso, a grande questão que muitas das pessoas que têm crédito habitação, é se, este é o momento para escolherem a Taxa Fixa para os seus empréstimos.

A verdade é que numa altura em que as taxas de juros têm vindo a subir, muitos foram os bancos que deixaram de ter na sua oferta de produtos soluções de taxas fixas.

Mas no mercado ainda é possível encontrar-se ofertas de taxa fixa “pura”, pela totalidade do empréstimo, ou também, taxas fixas mistas, em que num período inicial a taxa é fixa e após esse período passa para uma taxa variável.

Muitas pessoas, estão neste momento com esta questão, qual será a melhor opção, será este o momento para escolhermos a Taxa Fixa?

Não há uma resposta certa para esta questão, porque dependerá de muitos fatores. A história mostra-nos que o período de taxas de juros altas na Zona Euro foi curto, contudo o valor máximo verificado em 2008 foi de 5,45%. Caso se volte a verificar estes valores, colocará muitas famílias numa situação de extrema dificuldade para garantir o pagamento das suas prestações.

Muitas das pessoas acabam por preferir e escolher a Taxa Fixa, por uma questão de segurança, uma vez que sabem que tendo a taxa “congelada”, sabem ao certo, quanto vão pagar todos os meses, permitindo um conforto e planeamento financeiro mais acertado.

É uma decisão muito pessoal, onde cada pessoa deve compreender o que fará mais sentido e o que será mais favorável para si. Se prefere a estabilidade e a certeza da taxa fixa pagando mais agora, mas (provavelmente) menos mais tarde, ou se prefere manter-se a pagar menos agora com uma taxa variável, mas não sabendo se poderá vir a pagar mais, caso as taxas de juro aumentem.

A verdade, é que, a opção mais que financeira, deverá ser totalmente consciente e com base nos valores que cada um mais valoriza e privilegia para a sua vida pessoal e financeira.

Consulta Gratuita

Precisa de ajuda gratuita relativamente ao seu crédito habitação? Preencha os seus dados em baixo e aguarde a nossa chamada.

Simplesmente a melhor escolha

Sapiens Mediação Imobiliária Lda, NIPC: 515917699 Rua Pedro José De Ornelas Nº 36A, 1F, 9050-069 Funchal