Soluções Taxa Fixa

O Conselho de Ministros aprovou no dia 16 de março de 2023, uma medida que obriga os bancos a disponibilizarem taxa fixa nos créditos habitação.

Para garantir uma opção para as famílias ficarem protegidas da subida das taxas de juro, o Governo obriga a banca a oferecer aos seus clientes uma oferta de taxa fixa do crédito à habitação.

Com esta medida do Governo, os bancos passaram a disponibilizar nos seus produtos, taxa fixa pelo prazo total de empréstimo, e taxa fixa mista, por um período inicial de taxa fixa e o remanescente do prazo do empréstimo é em taxa variável.

A taxa de juro fixa num crédito habitação implica que o banco defina uma taxa que se vai manter igual ao longo de todo o prazo do contrato. Ou seja, por não estar agregada a nenhum indexante, não sofre variações e fica inalterada até ao fim do empréstimo. 

Em condições normais de mercado, a taxa fixa tem um valor mais elevado do que a taxa variável, indexada à Euribor. O que significa que paga uma prestação mais alta, mas garante estabilidade e previsibilidade, sabendo sempre o valor que vai pagar. Naturalmente, tem de contar com o reverso da medalha, se a sua prestação não sobe quando a Euribor aumenta, também não desce quando a Euribor está mais baixa.

Ou seja, esta pode ser uma boa opção para si se privilegia a segurança e tranquilidade, e está disposto a pagar um preço por isso. 

Já a taxa mista junta os dois regimes, durante um período inicial tem acesso a uma taxa fixa (prazo a definir entre o banco e o cliente) e, após esse prazo, fica com uma taxa variável. 

Por isso, a taxa mista consegue garantir a questão da segurança e previsibilidade nos primeiros anos do crédito habitação para uma gestão do orçamento sem surpresas. Findo esse período, passa a ter uma taxa variável, ficando sujeito às flutuações da Euribor, que podem ir aumentando ou baixando a sua prestação mensal. 

Vantagens e desvantagens da taxa fixa no crédito habitação:

  • Principal vantagem: maior estabilidade, visto que o valor a pagar ao banco é sempre o mesmo, logo maior facilidade de gestão do orçamento familiar, atendendo a que a prestação se mantém inalterada;
  • Principal desvantagem: é mais alta que a variável nas mesmas condições, isto é, paga-se um preço mais alto pela segurança de não se ver a ter a tua prestação aumentada.

Esta opção que os bancos passam a disponibilizar aos seus clientes, vem promover, uma segurança adicional neste período de incerteza, no que toca à Euribor, e o seu período de aumentos.

Consulta Gratuita

Precisa de ajuda gratuita relativamente ao seu crédito habitação? Preencha os seus dados em baixo e aguarde a nossa chamada.

Simplesmente a melhor escolha

Sapiens Mediação Imobiliária Lda, NIPC: 515917699 Rua Pedro José De Ornelas Nº 36A, 1F, 9050-069 Funchal